Quando se fala em materiais elétricos, é comum que as pessoas se lembrarem de itens como lâmpadas, interruptores, e etc.

Existem outros materiais elétricos tão importantes e essenciais quanto estes, e são os condutores elétricos, mais conhecidos como fios e cabos.

Qualquer aparelho que necessite de eletricidade para funcionar precisa de um condutor de eletricidade, pois são eles os responsáveis por conduzir a corrente elétrica.

Em uma construção ou reforma, nem sempre será o técnico eletricista o responsável pela compra dos materiais elétricos.

Seja para a sua residência ou empresa, é importante entender quais os tipos de fios e cabos elétricos são mais adequados para cada ambiente antes sair comprando.

Existe uma grande variedade de modelos, e como não estão visíveis fica difícil saber a diferença e a funcionalidade de cada um.

Os fios e cabos se diferem de acordo com a sua resistência à corrente elétrica, milimetragem e cor, e a escolha deles depende das necessidades de seu projeto e da instalação a ser realizada.

A Nova Luz é especialista em materiais elétricos, e por isso reunimos os principais tipos de fios e cabos que existem no mercado e suas especificações, para te ajudar na hora da compra.

FIO SÓLIDO

Fio Sólido - Materiais elétricos em Maringá

O fio sólido é feito de cobre e PVC, o PVC tem a função de isolar a tensão elétrica, ele impede que o cabo transfira eletricidade para outros materiais.

Esse tipo de fio é mais utilizado em quadros elétricos, tomadas, chuveiros e em instalações residenciais e industriais mais simples, em que não há a necessidade de flexibilidade no fio.

Por ser pouco flexível não é indicado que o fio seja dobrado, para evitar que o mesmo se rompa, pois isso pode causar a interrupção da corrente elétrica.

CABO FLEXÍVEL E CABO RÍGIDO

 

Cabos Flexíveis e Cabos Rígidos - Materiais elétricos em Maringá

Os cabos rígidos e flexíveis também são feitos de fios de cobre e isolados em PVC, e são os mais comuns, e utilizados em diversas instalações elétricas.

Esses cabos possuem a mesma capacidade de condução de energia e indicações de uso que o fio sólido, o que os difere é a sua flexibilidade.

CABOS PP

Cabos PP - Materiais elétricos em Maringá

 

Os cabos PP possuem muita flexibilidade em relação aos demais modelos, é muito utilizado em eletrodomésticos e em outros aparelhos mais profissionais, como furadeiras e máquinas de solda.

São cabos são muito resistentes e seguros.

CABOS PARALELOS

 

Cabos Paralelos - Materiais elétricos em Maringá

Os cabos paralelos são constituídos por fios de cobre, assim como os demais, e são considerados cabos flexíveis.

Esse modelo é mais recomendado para a instalação de aparelhos pequenos e portáteis e objetos de iluminação como abajures e lustres.

CABOS DESBITOLADOS

Cabos Desbitolados - Materiais elétricos em Maringá

Os cabos desbitolados representam um grande risco para sua construção, tanto que a sua venda é ilegal, fique longe desse tipo de cabo.

Além de mais barato que os modelos seguros disponíveis no mercado, esse tipo de cabo é pirata e costuma ser bem mais fino que os condutores normatizados.

Ele não conduz a energia corretamente, e pode provocar grandes incêndios.

Isso compromete o funcionamento e segurança da rede elétrica e pode resultar em um superaquecimento, incêndios, além de sobrecargas, picos de energia, aumento do consumo energético e curtos-circuitos.

A fiação elétrica, além de garantir que as coisas funcionem perfeitamente, precisa ser segura e adequada.

Por esse motivo é de suma importância que um profissional qualificado acompanhe, principalmente no momento da instalação.

Para descobrir mais sobre as principais características dos materiais elétricos e valorizar ainda a sua casa, acompanhe nosso blog e siga-nos do Facebook e no Instagram.