Os disjuntores são dispositivos eletromecânicos que possuem o objetivo de proteger as instalações elétricas.

Quando a corrente elétrica ultrapassa o seu valor nominal, o disjuntor interrompe o circuito elétrico, dessa forma impede o fornecimento de energia para as cargas do circuito, evitando assim que as cargas e o circuito danifiquem.

O disjuntor basicamente funciona como um interruptor automático, quando ele identifica um valor de corrente superior ao que foi projetado para suportar, o circuito é interrompido.

Todas as vezes que houver um pico de corrente, sobrecarga e curto-circuito, o disjuntor entrará em ação.

É importante mencionar que para que qualquer disjuntor funcione corretamente é preciso dimensionar corretamente o circuito e os componentes do mesmo.

TIPOS DE DISJUNTORES

Existem vários tipos e modelos de disjuntores, sendo que cada um deles pode variar a sua configuração de acordo com a aplicação.

Os disjuntores podem ter algumas diferenças, mas todos eles possuem basicamente o mesmo princípio de funcionamento e consequentemente a mesma função, que é a proteção dos circuitos como um todo, seja por curto-circuito ou sobrecarga.

Podemos identificar três tipos de disjuntores, que é o disjuntor monopolar, disjuntor bipolar e disjuntor tripolar.

DISJUNTOR MONOPOLAR

O disjuntor monopolar não é recomendado para circuitos 220v, pois qualquer problema na instalação ou no aparelho elétrico, pode ocasionar o desligamento de apenas um disjuntor e manter uma fase ligada diretamente no aparelho, isso pode trazer riscos de choques elétricos além de danificar o aparelho.

DISJUNTOR BIPOLAR

O disjuntor bipolar é utilizado em circuitos ou instalações que possuem dois condutores de fase, que é o caso de circuitos com chuveiros, torneiras elétricas, tomadas de uso geral ou tomadas de uso especial.

DISJUNTOR TRIPOLAR

O disjuntor tripolar é utilizado em instalações e circuitos com três condutores de fase.

Existem também os disjuntores magnéticos, disjuntores térmicos e os disjuntores termomagnéticos:

DISJUNTORES MAGNÉTICOS

Os disjuntores magnéticos são os que possuem a função de proteger o circuito contra sobrecargas e curtos-circuitos, são também mais precisos.

DISJUNTORES TÉRMICOS

Os disjuntores térmicos também protegem o circuito elétrico, através da identificação da elevação da temperatura acima do normal.

Esse tipo de disjuntor é muito utilizado como precaução contra incêndios.

DISJUNTORES TERMOMAGNÉTICOS

Os disjuntores termomagnéticos é a junção do disjuntor magnético com o disjuntor térmico, geralmente é utilizado nas instalações elétricas residenciais e comerciais.

Para descobrir mais sobre as principais características dos materiais elétricos e valorizar ainda mais a sua casa, acompanhe nosso blog e siga-nos do Facebook e no Instagram.