Ter um bom projeto de iluminação na hora de construir ou reformar é essencial para valorizar o seu ambiente e de quebra transmitir as sensações corretas que cada ambiente deve transmitir, como por exemplo, conforto e clareza.

Para definir quantas e quais luminárias utilizar, ou onde devem ficar a proporção com relação ao espaço, a temperatura da luz e qual a lâmpada ideal para cada ambiente é de grande ajuda ter um profissional especializado.

Assim, é possível montar um projeto completo e eficiente, pensando tanto na economia e bem estar da sua família, quanto no visual do ambiente.

Cada ambiente da casa requer um tipo de iluminação diferente, e, por conta disso, cada ambiente terá uma solução específica no projeto.

COMO MONTAR O SEU PLANEJAMENTO DE ILUMINAÇÃO

Para facilitar na criação do seu planejamento de construção ou reforma, vamos dar a seguir valiosas dicas sobre como planejar a iluminação de cada ambiente.

Obviamente o gosto pessoal de cada indivíduo influencia na escolha, mas sempre são feitas a partir de algumas regras básicas de acordo com cada ambiente que vamos dar a seguir.

SALA DE ESTAR

A sala de estar é um ambiente que pede uma iluminação mais suave, pontuando mesas de centro e laterais, mas sem deixar a circulação muito escura.

Aposte na iluminação indireta com o uso de Placas LED, abajures e luminárias de piso.

Uma dica é nunca colocar pontos em cima do sofá, de poltronas ou pufes, pois pode incomodar as pessoas que sentarem logo abaixo daquele foco de luz.

SALA DE JANTAR

Em uma sala de jantar o foco é da mesa de jantar, por isso é essencial que ela esteja bem iluminada, é recomendável o uso de um lustre.

Em mesas retangulares muito compridas, podem precisar de pontos auxiliares nas laterais, pois o lustre normalmente tem foco mais direto no centro da mesa.

COZINHA

Na cozinha, a iluminação deve ser geral e eficiente, para deixar o ambiente mais claro. É mais comum optar por uma luz branca, que é intensa.

Uma dica importante é iluminar bem as bancadas, acrescentar pontos de luz com foco é uma ótima opção.

Incremente o ambiente utilizando fitas de LED embaixo dos armários.

DORMITÓRIOS

Os dormitórios pedem uma iluminação suave, uma dica é utilizar o dimmer para controlar a intensidade da luz.

Tome cuidado para não projetar luz na cabeceira da cama.

Aposte em pontos indiretos, como abajures nos criados-mudos.

BANHEIRO

O banheiro requer uma iluminação geral clara e uma luz no local onde fica o espelho.

Utilizar uma luz difusa ou indireta próxima ao espelho, para que o rosto fique iluminado de maneira uniforme e sem sombras.

Para descobrir mais sobre as principais características e os melhores lugares para instalar e valorizar ainda mais o décor da sua casa acompanhe nosso blog e siga-nos no Facebook e no Instagram.